domingo, 25 de novembro de 2007

Tu Capuchinho Vermelho. Eu Lenhador. Nós Lobo...


Aqui há uns dias pediram-me para fazer de Capuchinho Vermelho. Empurrei uma écharpe vermelha por cima da cabeça e tentei pôr o meu ar mais angelical. A filhota deu dois passos para trás, olhou-me como um encenador experiente e depois de ponderar dois ou três segundos deu-me a sua aprovação: “Estás bem.”. Perguntei-lhe quem iria ela ser, e ela respondeu que seria o lenhador. Foi até à porta do quarto e deu meia volta. Quando voltou já encarnara o papel: “Eu sou o Lenhador, menina Capuchinho Vermelho... Não tenha medo... Eu vou protegê-la!”. “Proteger-me do quê?” perguntei-lhe com um ar supostamente espantado. “Do Lobo Mau que está além escondido atrás das árvores...” respondeu-me fingindo um ar amedrontado e apontando para o armário. Olhei em direcção às “árvores” e exclamei: “Ah! Eu não tenho medo... Onde é que ele está? Onde é que ele está que eu já lhe digo...”. A filhota fez um ar algo atónito e murmurou... “Não... Não... Que o Lobo é muito mau, menina...”. Eu lancei-lhe um ar incrédulo, levantei-me, fui até ao armário e fingi dar um murro no topo da cabeça do lobo que se escondia atrás dele. “Pronto. Já está. Não há mais Lobo Mau!...”. A filhota olhou-me com um ar ainda mais incrédulo. Por momentos pareceu-me uma actriz deixada sem deixas. Mas enganei-me. Ela lançou-me um meio sorriso e do topo dos seus quatro anos recordou-me: “Oh mãe... Há muitos lobos por aí...”. Pois há filhota. E logo a seguir, quando foste outra vez até à porta do quarto, deste meia volta e voltaste, mostraste-me que também já sabias outra coisa... Porque me disseste: “Menina Capuchinho Vermelho... Não tenha medo! Eu sou o Lobo Bom mas não lhe faço mal!... Também há lobos bons, sabe?...”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Está lindo, o texto.
De uma beleza infantil e simultaneamente de uma expressão dúplice fantástica.
Mas já agora, onde é esse fabuloso armário onde guardas os Lobos BONS ?

Catarina disse...

Eu tenho o mesmo armário de Lobos Bons que qualquer um de nós tem... Tenho as pessoas que gostam de mim e que me tratam bem.

Todos nós somos o Lobo. Podemos optar por ser Bons ou Maus.

Embora cientificamente eu já tenha compreendido há muito, a atracção pelo Lobo Mau em relação aos Lobos Bons, humanamente continuo a abismar-me com esta preferência.

Um génio do marketing, cujo o nome não recordo agora, disse uma vez: “Boa ou má publicidade, é Publicidade!”. Será que bom ou mau afecto é Afecto?... Todos nós sabemos que não. Mas a maioria parece continuar a querer acreditar que sim.

Esse génio do marketing esqueceu-se de acrescentar, que uma má publicidade tem várias vezes mais impacto que uma boa publicidade. Idem para os afectos.

Tat Wam Asi disse...

Houvessem tantos homens bons quanto lobos bons.
São de facto um animal fantástico.

Beijinho

Hugo